História de Luta da Pastoral da Moradia/Bem Viver.
1993 - A campanha da fraternidade tem o tema emergente: "Onde moras" com um assunto de expressiva necessidades de famílias de baixa renda que não tem onde morar. Nasce a Pastoral da Moradia na comunidade de base. Com um gesto concreto de apoio e solidariedade.
1995 - Caminhamos junto a entidade Movimento Pro-Moradia onde as reuniões acontecia no salão da Comunidade Nossa Senhora Aparecida no Jardim Helena - Taboão da Serra - que negociamos dois terrenos.
1996 - Pedimos apoio a Caritas Diocesana de Campo Limpo onde fizemos várias reuniões com dirigente, e a conclusão que o estatuto da Caritas não permite firmar contratos de programas de financiamento habitacional, que precisaria aguardar viabilidade.
1999 - Um grupo de pessoas da Pastoral da Moradia com a parceira Associação Pro-Moradia de Taboão da Serra obtivermos a compra do terreno de 8.215m² foi doado para CDHU o projeto Cigarreiras F. todo aprovado com alvará, por ser uma área nobre os vizinhos rejeitaram o projeto criando dificuldade que atrasou significativamente a obra de mutirão com autogestão.
2005 - Paralelamente negociamos também o segundo projeto foi compra a área para 272 unidades habitacionais (UH) Programa Arrendamento Residencial (PAR) foi entregue em 2012.
2007 - Através da Caritas, a Pastoral da Moradia participou do edital de seleção de propostas de implantação dos instrumentos do estatuto das cidades, publicado pela Secretaria Nacional de Programas Urbanos (SNPU) do Ministério das Cidades.
Informalmente, segundo a SNPU, foi uma das melhores propostas apresentadas, porém o estatuto social da Caritas inviabilizou a contratação.
2008 - Fórum Municipal de Luta por Moradia de Taboão da Serra realizou o primeiro seminário sobre habitação na cidade no dia 06/12/2008. Participaram do encontro: "Associação por Moradia Família Feliz, Saint Moritz, Pastoral da Moradia, Jardim Maria Rosa e HBB".
2009 - Iniciou-se a negociação do terceiro terreno de 20.731m² para 465 UH, para isso firmamos compromisso de parceria com a entidade Associação dos Trabalhadores sem Teto da Zona Noroeste. Com a demora da compra e a burocracia da CETESB, perdemos para a construtora que pagou 1 milhão de reais a mais do mesmo. Perdemos dois anos de negociação.
2010 - Fórum Municipal de Luta por Moradia de Taboão da Serra realizou a 1ª Audiência Pública sobre o direito a moradia digna de interesse social. Participaram do encontro: "Associação Por Moradia Família Feliz, Saint Moritz, Pastoral da Moradia, Jardim Maria Rosa e HBB".
2011 - 2º Fórum Municipal de Luta por Moradia de Taboão da Serra realizou a 2ª Audiência Pública sobre o direito a moradia digna de interesse social. Participaram do encontro: "Associação Por Moradia Família Feliz, Saint Moritz, Pastoral da Moradia, Jardim Maria Rosa, HBB, Associação Comunitário, Associação Solar dos Unidos e Associação Pro-Moradia". Na mesma época, houve a assinatura do contrato de compra e venda Projeto Santa Terezinha III (STIII). Área de 9.700m² para 500 UH valor de R$ 3.500.000,00 (Três milhões e quinhentos mil reais) as famílias pagaram R$ 3000.000,00 (Trezentos mil reais) em 20 vezes, dando a somatória de 13 parcelas pagas até abril de 2012.
2012 - Foi feito o estudo ambiental encontra na CETESB em Pinheiros. Esse projeto está sendo feito com parceria da Associação por Moradia Família Feliz e Associação Habitacional do Bem Viver de Taboão da Serra. Na Caixa Econômica Federal (GIDUR) já estamos com o projeto STIII atendendo o terceiro comunique-se processo nº 7200678/11
Continua...